A AIA – Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos e reconhecida como de utilidade pública (IPSS) constituída em Janeiro de 2010 através da aquisição de personalidade jurídica e de plena autonomia administrativa e financeira do Núcleo de Braga da APPDA-Norte – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.
Missão
(artº 3º dos Estatutos)A AIA tem como missão principal o apoio a pessoas com perturbações do desenvolvimento e autismo (PDA), de todos os grupos etários. Secundariamente propõe-se desenvolver actividades no âmbito da Saúde e Formação Profissional.
Visão
(artº 6º dos Estatutos)Associação de excelência que acompanha os clientes no seu projecto de vida de modo a que eles possam desenvolver ao máximo o seu potencial
O Nosso Nome
AIA, para além de acrónimo de Apoio Inclusão Autista, tem o significado de “dama de companhia”. Pretende-se que esta Associação seja a “dama de companhia” das pessoas com perturbações do desenvolvimento e autismo (PDA), sendo uma facilitadora entre famílias, técnicos e sociedade em busca da melhor forma de apoiar e incluir essas pessoas, em especial as portadoras de perturbações do espectro autista.
É um projecto em aberto que vai estar em constante construção, adaptação, reformulação. Mas sem pessoas não há obra, e por isso, todas as famílias, técnicos, amigos e mecenas são parte fundamental deste projecto.
O desafio colocado à AIA é o de estar sempre presente em todas as fases do ciclo de vida das pessoas com PDA. Para tal temos de construir as estruturas e serviços que respondam ás suas necessidades e às das suas famílias. Queremos que as pessoas com PDA sejam autónomas, o mais independente possíveis e, essencialmente, felizes.
A Nossa Criação
A 5 de Julho de 2005, a convite da Dra. Virgínia Rocha, departamento de Psiquiatria do Hospital de S. Marcos, a Direcção da APPDA – Norte apresentou a Associação a um grupo de pais de crianças e jovens com autismo de Braga, alguns dos quais já seus associados. Nessa reunião os pais, atendendo ao número de casos sinalizados no distrito – mais de trinta-, foram convidados a formar uma Associação de forma a se organizarem para colmatar as necessidades de apoio dos seus filhos, bem como o seu futuro. Como forma rápida de arranque foi posta à consideração das pessoas presentes a criação de um núcleo em Braga, vinculado à APPDA-Norte, para funcionar até existirem condições de se autonomizarem. Foi agendada nova reunião para 6 de Outubro para que os Pais presentes, bem como outros a informar, pudessem decidir o que fazer. O Hospital poderia viabilizar uma sala para reuniões, com marcação atempada.A 6 de Outubro os pais optaram pela criação do núcleo e a 27 de Dezembro de 2005 a Assembleia Geral da APPDA – Norte deliberou favoravelmente a proposta da Direcção para a criação do núcleo. Nos finais de 2006, a Câmara Municipal de Braga cedeu ao núcleo as instalações da antiga Escola Primária do Assento de Cima, em Palmeira. Para além de sede social o espaço serviu para a realização de assembleias, reuniões de partilhas, formação e realização de terapias de intervenção precoce na área de psicologia, terapias da fala e ocupacional. Em meados de 2009 os associados efectivos já pensavam que era tempo de o núcleo se autonomizar e no final de 2009, em plenário de associados do Núcleo, decidiram pela constituição de uma associação.Assim surgiu a AIA – Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista
Assembléia Geral
|
|
|
Conselho Fiscal
Direção
|
|
|
Coordenação Técnica
Direção Técnica
|