Terapias

Após o diagnóstico, a equipa de profissionais poderá traçar um plano de terapias de intervenção. É importante que todos estes esforços terapêuticos sejam individualizados, acompanhando as necessidades de cada utente.

São as terapias de intervenção que conseguem fazer que o utente progrida cada vez mais, garantindo um bom impacto em sua qualidade de vida .

Contacte-nos através do email aia@aia.org.pt ou do telefone  +351 253 627 749 para agendar uma consulta

Entre as diversas terapias indicadas ao Autista, a AIA fornece as seguintes:

Terapia da Fala

A Terapia da Fala acompanha crianças com Perturbação do Espetro do Autismo e outras perturbações do desenvolvimento atuando, sobretudo, ao nível da Comunicação (verbal e não-verbal), na Linguagem oral, na Leitura e Escrita e ainda na Alimentação. A intervenção realizada é baseada em métodos e técnicas específicas, tendo em conta os interesses de cada criança, promovendo assim a máxima funcionalidade.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional avalia e intervêm nos aspectos motores, sensório-perceptivos, socioculturais, cognitivos e funcionais necessários à realização das atividades nas quais a criança/jovem se encontra envolvido, promovendo assim a autonomia nas diferentes áreas de ocupação.

Psicologia

A intervenção em Psicologia visa a promoção de competências socias e emocionais, bem como  a sua fomentação através do treino. A intervenção psicológica tem por base a psicoeducação aplicada às necessidades que o contexto exige. A intervenção psicoeducativa é desenvolvida com base em objetivos, estratégias, procedimentos e formas de atuação delineados e aplicados em função da promoção do bem-estar e melhor qualidade de vida da criança/jovem com PEA e da sua família.